Como remover vírus que transforma arquivos e pastas em atalhos no pendrive

O uso constante de dispositivos removíveis (pendrive, cartão de memória, etc.) trouxe com eles uma grande disseminação de vírus em geral.

Com eles você pode facilmente armazenar e transportar vários tipos de arquivos, fotos de família, aquela música que você gosta de ouvir no caro ou um importante trabalho da faculdade.

Alguma vez você já deve ter passado pela seguinte situação: colocou o pendrive em um computador usado por várias pessoas. Quanto voltou ao seu, todos os seus arquivos se transformaram em atalhos. Seu dispositivo foi infectado. Partindo de uma atitude talvez desesperada, formatou o pendrive, perdendo tudo que estava nele.

Existe um procedimento simples que pode ajudar na recuperação dos seus arquivos.

Primeiramente você deve observar se o espaço utilizado no pendrive é o mesmo antes da infecção.
Vá até “Meu Computador”, clique com o botão direito no dispositivo infectado e depois em propriedades.

Foto

Se o espaço tiver sido modificado, o problema pode ser outro e você terá que recorrer a outros meios. Caso contrário, basta seguir esses passos e conseguirá recuperar seus arquivos, uma vez que o vírus não os excluiu, apenas os camuflou em atalhos.

Passo 1: abra o prompt de comando (ou CMD) em modo administrador;

FotoPasso1

Passo 2: digite os seguintes comandos e aperte ENTER;

attrib -h -r -s /s /d F:\*.*

FotoPasso2

Lembrando que a letra F deve ser substituída pela que foi atribuída ao dispositivo.

FotoPasso2.1

Feito isso, volte ao dispositivo e veja se seus arquivos estão normais.

Certifique-se de ter um bom antivírus instalado em seu computador. Não deixe de fazer atualizações e varreduras periodicamente.

One thought on “Como remover vírus que transforma arquivos e pastas em atalhos no pendrive

  1. Eu tinha direto este problema no PC de um equipamento. Bastava colocar um pendrive limpo/novo que ele já pegava isso. Descobri que o arquivo ficava em execução no PC. Removi utilizando o Clamav antivírus e instalei o Ninja Pendisk. Nunca mais tive o problema. Ainda, se você colocar o pendrive com o vírus no Linux verá 2 arquivos executáveis ocultos..

Deixe uma resposta